O que é a TCC com crianças?

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) baseia-se na ideia que os nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão em constante interação, influenciando-se mutuamente. O que pensamos influencia como nos sentimos e como nos comportamos.

 

 

Contudo, pessoas diferentes pensam e reagem de forma diferente a situações semelhantes.

Vejamos o seguinte exemplo:

A Joana e o Rui ligaram a um amigo para o convidarem para jantar, e ele não atendeu.

Porquê?

Todos nascemos com um par de óculos que influenciam a forma como vemos o mundo. A cor e a forma dos óculos vai depender de alguns fatores que nascem connosco e das experiências que vamos vivendo ao longo da vida, especialmente durante a infância. Com essas vivências, os nossos óculos vão, muitas vezes, mudando de cor e, por isso, a forma como olhamos para o mundo vai sendo alterada. Os pensamentos que temos numa dada situação são influenciados pela cor das nossas lentes. Por exemplo, se as lentes forem verdes, quando olhar para uma parede branca não vai ver branco, mas sim um verde claro. O mesmo acontece com a forma como interpretamos o mundo. Se a ideia central que tem sobre mundo é de que este não é um lugar seguro, será com essa lente que vai olhar para as situações que acontecem na sua vida.

Assim, tomando consciência dos pensamentos, emoções e comportamentos, podemos começar a identificar os nossos padrões automáticos e a compreender como alguns têm um impacto negativo significativo na nossa vida. Após identificarmos os padrões que não nos são úteis e que não contribuem para o nosso bem-estar começamos a aprender outras formas de olhar para as situações e para os nossos próprios pensamentos, emoções e comportamentos.

Juntamente com o núcleo próximo da criança (e.g. pais, professores) a intervenção pode ser feita de várias formas, considerando a sua idade e o estádio de desenvolvimento em que se encontra.

Autores

Equipa Psik