A intervenção psicoterapêutica, em particular a terapia-cognitivo comportamental, tem vindo a demonstrar uma importante eficácia na recuperação das pessoas com psicose. Benefícios têm sido encontrados ao nível da redução dos sintomas (quer sintomas psicóticos, quer sintomas associados à vivência de psicose, como a ansiedade ou a depressão), bem como na melhoria da qualidade de vida. No entanto, algumas limitações têm sido apontadas à TCC clássica, são disso exemplo as elevadas taxas de dropout e as dificuldades sentidas pelos terapeutas ao nível da prevenção da recaída.

As terapias de terceira geração, e em particular a terapia focada na compaixão, trazem relevantes potencialidades para a intervenção com pessoas com psicose, nomeadamente:
a) a ausência de questionamento do conteúdo e/ou racionalidade do pensamento pode ajudar na adesão terapêutica;
b) o foco nos valores pode ser particularmente útil para pessoas com sintomas negativos e/ou sintomatologia depressiva associada;
c) o foco na regulação emocional, na redução da vergonha e do autocriticismo, e o foco em ajudar a pessoa a encontrar formas de ativar sistemas de afeto positivo pode ser particularmente útil na psicose;
d) ajudar as pessoas com psicose a compreender as suas experiências como transitórias, separadas do “eu” e como fazendo parte de um contínuum pode ajudar a reduzir o medo da recaída, autoestigma, culpa e vergonha relacionada com os sintomas bem como promover esperança na recuperação.

O programa COMPASS (COMPassionate Approach to Schizophrenia and Schizoaffective disorder - Abordagem compassiva à esquizofrenia e perturbação esquizoafetiva) prendende ajudar as pessoas com psicose a estabelecerem relações mais compassivas consigo próprias e com os outros, potenciando assim o seu processo de recuperação. Baseado na terapia focada na compaixão, COMPASS é um programa manualizado, realizado em formato grupal ao longo de 12 sessões semanais. Ao longo das sessões é realizada psicoeducação e fomentado o treino da mente compassiva através de práticas experienciais (mindfulness, compaixão, autocompaixão e lovingkindness), dinâmicas de grupo, real-plays, exercícios de reflexão e partilhas em grupo.

Organização do curso:

Parte 1: Introdução à Psicose e intervenção psicoterapêutica na psicose (7h) – Outubro 2021

Parte 2: O programa COMPASS (7h) – Outubro 2021

Parte 3: Supervisão no programa COMPASS (3h + 3h)- janeiro/fevereiro 2022

A frequência das 3 partes (ou das partes 2 e 3 para pessoas com experiência comprovada de trabalho na área da psicose – a avaliar caso a caso) habilita à aplicação do programa COMPASS. Idealmente a Parte 3 deverá ser agendada posteriormente para que os formandos possam ter acesso à mesma durante a aplicação do primeiro grupo com o programa COMPASS.

O curso irá decorrer em formato online.

Será entregue o curso o livro “MINDFULNESS E COMPAIXÃO NA RECUPERAÇÃO DA PSICOSE – PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COMPASS” Maria João Martins | Paula Castilho | Célia Barreto Carvalho | Ana Telma Pereira | Christine Braehler | António Ferreira de Macedo

Objetivos Gerais

– Conhecer o conceito de psicose e modelos base para a recuperação
– Explorar a aplicação da terapia cognitivo-comportamental na psicose
– Compreender as potencialidades e aplicabilidade das terapias de terceira geração na psicose
– Conhecer e praticar a aplicação do programa COMPASS
– Adquirir competências práticas de aplicação clínica do programa COMPASS

Objetivos específicos

Parte 1:
– Compreender o conceito de psicose – perspetiva categorial e dimensional
– Conhecer o modelo focado na recuperação (Recovery) na psicose
– Aplicar a psicoterapia cognitivo-comportamental clássica na psicose
– Reconhecer as especificidades da relação terapêutica na psicose

Parte 2:
– Compreender a evolução para as terapias de terceira geração na psicose
– Explorar as especificidades dos exercícios de mindfulness em pessoas com psicose
– Introduzir a terapia focada na compaixão como aplicada à psicose
– Compreender a formulação de caso na psicose à luz da terapia focada na compaixão
– Aprender a aplicar o programa COMPASS

Parte 3 (supervisão clínica):
– Refletir acerca da aplicação do programa COMPASS (esclarecer dúvidas, treinar competências específicas, entre outros)

Conteúdos Programáticos

1. Perspetiva categorial e dimensional de conceptualização da psicose
2. Modelo Recovery na psicose
3. A terapia cognitivo-comportamental clássica na psicose
4. As terapias de terceira geração na psicose
5. Mindfulness na psicose
6. Terapia focada na compaixão como aplicada à psicose
7. O programa COMPASS

Metodologia

Metodologia teórico-prática, exercícios experienciais em grande grupo, discussão e trabalho em pequenos grupos, discussão de casos clínicos

PREÇOS E FORMAS DE PAGAMENTO

– Em caso de desistência da formação com antecedência superior a 15 dias da data de realização do curso, será efetuado o reembolso de 50% do valor pago pelo formando. Qualquer desistência efetuada num prazo inferior a 15 dias não dará direito a qualquer reembolso.

— Os formandos podem efetuar o pagamento, quer por transferência bancária (devidamente identificada), quer por cheque à ordem do Psikontacto.

– O pagamento pode ser realizado na sua totalidade ou faseado em 2 prestações – a 1ª no momento da inscrição e a 2ª até dia 15 de outubro de 2021. A inscrição só se encontra validada mediante pagamento.

– O valor do curso inclui o livro acima referido.

Horário

9h30h-13h; 14h-17h30
Sábado

16 e 30 de outubro de 2021
15 de janeiro de 2022
12 de fevereiro de 2022

Formadores

Maria João Martins

Psicóloga clínica, doutorada em psicologia clínica pela FPCE-UC