Pessoas LGBTQIA+ apresentam, em média, níveis de saúde mental significativamente mais baixos quando comparadas com pessoas heterossexuais e cisgénero, ainda que a orientação sexual e a identidade de género não configurem nenhuma forma de psicopatologia ou doença mental. Nesse sentido, é cada vez mais urgente que profissionais de psicologia e outras áreas de intervenção na saúde mental de pessoas LGBTQIA+ incluam a abordagem afirmativa (empiricamente validada) na sua prática clínica.

Apesar de muitos/as profissionais considerarem ter uma postura acolhedora e sem julgamentos, os/as profissionais podem inadvertidamente causar danos por desconhecerem as especificidades das vivências das pessoas LGBTQIA+, assim como as suas necessidades.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a abordagem psicológica com maior evidência comprovada, destacando-se pelo foco nos processos cognitivos, emocionais e interpessoais subjacentes às dificuldades experienciadas por diversas pessoas LGBTQIA+.

Sugestão preferencial para inscrição

Preferencialmente ter conhecimentos Terapia Cognitivo-Comportamental. Obrigatório ter conhecimentos prévios sobre temática LGBTQIA+, nomeadamente os conceitos associados à orientação e características sexuais, identidade e expressão de género.

Objetivos Gerais

 

  • Integração prática de estratégias contextuais [mindfulness, aceitação, (auto)compaixão] com pessoas LGBTQIA+

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Aprender a aplicar a Terapia da Aceitação e Compromisso com pessoas LGBTQIA+
  • Aprender a aplicar as Intervenções baseadas na (auto)compaixão com pessoas LGBTQIA+

Conteúdos Programáticos

Intervenções baseadas na (Auto)Compaixão com Minorias Sexuais e de Género (10,5 horas)

 

Metodologia

Metodologia teórico-prática, debate em grupo e discussão de casos clínicos.

Condições de Pagamento

A inscrição no site será considerada somente como pré-inscrição. Para ter a certeza que a sua pré-inscrição foi submetida com sucesso deverá verificar no seu email se recebeu um email do info@psikontacto.com. No caso de não ter recebido, por favor, contacte-nos através do email: formacao@psikontacto.com

Após a mesma esta só poderá ser validada mediante pagamento.

Só pode inscrever-se neste e noutro workshop do Curso Intervenções Cognitivo-Comportamentais Afirmativas com Pessoas LGBTQIA+

Em circunstâncias de cancelamento do curso, por responsabilidade do Psikontacto, todo o montante pago pelo formando(a) será devolvido através de transferência bancária.

Cancelamento > 15 dias ao início do curso, por parte do formando:
Se o pagamento tiver sido realizado na totalidade, 50% montante do pago pelo formando(a) será devolvido através de transferência bancária. No caso de pagamentos na modalidade faseada em prestações, deverá ser realizado o pagamento em falta até 50% do valor total do curso.

Cancelamento < 15 dias ao início do curso, por parte do formando: não existe direito a devolução do montante pago e o curso deverá ser pago na sua totalidade.

Horário

Sábado (09:30-17:30) e domingo (9.30-11.00)
10h30m
Sexta-feira,

Sábado, 4 de maio de 2024 (09:30-13:00; 14:00-17:30)
Sábado, 11 de maio de 2024 (09:30-13:00)

Formadores

Daniel Seabra

Psicólogo clínico; doutorando em Psicologia Clínica pelo Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais CINEICC- FPCE-UC; formador nas temáticas LGBTQIA+ e especialista em Igualdade de Género