As perturbações psicóticas acarretam elevados custos diretos e indiretos ao nível individual, familiar e social. A avaliação psicológica e a intervenção psicoterapêutica têm elevada importância nestas patologias e revestem-se de especificidades que aumentam a sua eficácia. Neste workshop serão abordados os principais aspetos, dificuldades e adaptações na avaliação diagnóstica das perturbações psicóticas, bem como as especificidades a ter em conta no estabelecimento da relação terapêutica e intervenção psicoterapêutica com a pessoa com psicose.

Objectivos

1. Conhecer as características clínicas das perturbações psicóticas
2. Realizar diagnósticos e diagnósticos diferenciais
3. Compreender as especificidades da relação terapêutica com pessoas com psicose
4. Compreender os objetivos da terapia cognitivo-comportamental com pessoas com psicose
5. Conhecer e saber lidar com as dificuldades mais comuns na avaliação e intervenção psicoterapêutica

Metodologia

  • Metodologia teórico-prática, exercícios experienciais em grande grupo, discussão e trabalho em pequenos grupos, discussão de casos clínicos
  • O curso será ministrado via online. Para isso será importante: ter acesso à internet, PC, capacidade de estar ligado à plataforma zoom, usar phones, um lugar onde possa fazer o curso que seja tranquilo. Daremos todo o suporte necessário para se ambientar à plataforma, muito simples e intuitiva.
  • Preços e formas de pagamento

    – Em caso de desistência da formação com antecedência superior a 15 dias da data de realização do curso, será efetuado o reembolso de 50% do valor pago pelo formando. Qualquer desistência efetuada num prazo inferior a 15 dias não dará direito a qualquer reembolso.

    — Os formandos podem efetuar o pagamento, quer por transferência bancária (devidamente identificada), quer por cheque à ordem do Psikontacto.

    Horário

    Pós-laboral (18h-20h)

    27 de setembro (terça-feira) das 18h às 20h

    Formadores

    Maria João Martins

    Psicóloga clínica, doutorada em psicologia clínica pela FPCE-UC