A maioria de nós não terá dificuldade em identificar o sofrimento de alguém querido, respondendo com carinho, compreensão, tolerância, empatia e aceitação, numa genuína intenção de aliviar esse sofrimento. Não obstante, essa não é necessariamente a atitude com que nos dirigimos a nós próprios quando experienciamos sofrimento, principalmente quando erramos ou quando as coisas não correm conforme esperado.

Nessa altura, somos duros, exigentes, críticos, pouco empáticos, e intolerantes ao erro e ao próprio sofrimento. No entanto, a investigação tem mostrado consistentemente associações entre este autocriticismo e o sofrimento emocional, traduzido, nomeadamente, em sintomas depressivos e ansiosos.

A alternativa à atitude autocritica é a autocompaixão, traduzida numa atitude não ajuizadora de compreensão, bondade e carinho em relação ao Eu quando em sofrimento, com o objetivo de obter conforto e tranquilidade, necessários para melhor lidar com a situação em causa. A autocompaixão promoverá a sabedoria e coragem necessárias para enfrentar desafios e viver uma vida com significado.

Por sua vez, o mindfulness ou atenção plena consiste na capacidade de identificar, observar e não reagir a eventos internos, nomeadamente pensamentos, sentimentos e sensações corporais.
A investigação científica tem revelado que a autocompaixão melhora o bem-estar emocional, a qualidade de vida, a ligação aos outros, a felicidade e reduz a vergonha, a ansiedade e a depressão.

Objectivos

Nesta linha, de forma a mantermos alguma rotina na nossa prática diária, surge o convite de praticarmos em grupo, durante 1 hora e 30 minutos.

Uma prática guiada por duas instrutoras de Auto-Compaixão e Atenção Plena, com momentos de partilha e trabalho em duplas.

Conteúdos Programáticos

As sessões de 1h e 30 minutos horas, serão online, às segundas-feiras à noite,

Cada pessoa pode inscrever-se em uma ou duas sessões.

As sessões são:

Mindfulness e Compaixão: uma âncora amigável no dia-a-dia – 17 de abril

Mindfulness e Compaixão: praticar para ficar – 8 de maio

Após a inscrição no site, solicitamos que nos envie um email para formacao@psikontacto.com a informar se a inscrição será numa ou em duas sessões.

Metodologia

Metodologia experiencial.

Inscrições e condições de Pagamento

A inscrição no site será considerada somente como pré-inscrição.

Após a mesma esta só poderá ser validada mediante pagamento.

O pagamento pode ser realizado na sua totalidade ou faseado em quatro prestações, salvaguardando que o valor total do curso esteja regularizado até à ultima sessão.

Em circunstâncias de cancelamento do curso, por responsabilidade do Psikontacto, todo o montante pago(a) pelo formando(a) será devolvido através de transferência bancária.

1 sessão = 12€

Em circunstâncias de cancelamento do curso, por responsabilidade do Psikontacto, todo o montante pago pelo formando(a) será devolvido através de transferência bancária.

Cancelamento > 15 dias ao início do curso, por parte do formando:
Se o pagamento tiver sido realizado na totalidade, 50% montante do pago pelo formando(a) será devolvido através de transferência bancária. No caso de pagamentos na modalidade faseada em prestações, deverá ser realizado o pagamento em falta até 50% do valor total do curso.

Cancelamento < 15 dias ao início do curso, por parte do formando: não existe direito a devolução do montante pago e o curso deverá ser pago na sua totalidade.

Horário

Segundas-feiras 21h às 22h30

17 de abril
8 de maio

Formadores

Maria do Céu Salvador

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia e Professora Auxiliar na FPCEUC

Paula Castilho

Doutorada em Psicologia, Professora Auxiliar na FPCEUC