Os desafios conceptuais que a(s) etiologia(s) da dor crónica nos colocam sugerem a necessidade das intervenções neste quadro clínico incluirem a psicologia clínica e da saúde, particularmente as intervenções psicológicas baseadas em evidência. Os desenvolvimentos das terapias de tradição cognitivo-comportamental têm introduzido inovações no foco terapêutico e nas metodologias de intervenção com pessoas com dor crónica. A investigação científica tem sugerido, de um modo geral, a eficácia das abordagens contextuais-comportamentais (e.g., baseadas na aceitação, no mindfulness, e na compaixão). Este curso breve aborda a conceptualização de dor crónica, assim como a intervenção psicológica empiricamente validada na dor crónica, com especial enfoque na (das)continuidade entre intervenções cognitivo-comportamentais e contextuais-comportamentais”.

Objetivos

i) conhecer a definição, conceptualização, prevalência e impacto da dor crónica;
ii) aprender os pressupostos e elementos-chave da intervenção cognitivo-comportamental na dor crónica;
iii) aprender a diferença entre intervenções cognitivo-comportamentais (2ª geração) e contextuais comportamentais (3ª geração) na dor crónica;
iv) aprender elementos-chave das intervenções contextuais-comportamentais na dor crónica; v) experimentar um exercício experiencial de intervenções contextuais-comportamentais.

Conteúdos Programáticos

1) O papel dos fenómenos psicológicos na etiologia e/ou manutenção da dor crónica

2) A terapia cognitivo-comportamental na dor crónica: pressupostos e aplicação

3) Abordagens contextuais-comportamentais na dor crónica: aceitação, mindfulness, e compaixão.

Inscrições e condições de Pagamento

A inscrição no site será considerada somente como pré-inscrição.

Após a mesma esta só poderá ser validada mediante pagamento.

Em circunstâncias de cancelamento do curso, por responsabilidade do Psikontacto, todo o montante pago(a) pelo formando(a) será devolvido através de transferência bancária.

Cancelamento > 15 dias ao início do curso, por parte do formando:
Se o pagamento tiver sido realizado na totalidade, 50% montante do pago pelo formando(a) será devolvido através de transferência bancária. No caso de pagamentos na modalidade faseada em prestações, deverá ser realizado o pagamento em falta até 50% do valor total do curso.

Cancelamento < 15 dias ao início do curso, por parte do formando: não existe direito a devolução do montante pago e o curso deverá ser pago na sua totalidade.

Horário

10h-12h

27 de maio, Sábado

Formadores

Sérgio Carvalho

Psicólogo clínico, doutorado em psicologia clínica pela FPCE-UC, investigador no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais (CINEICC)