É globalmente reconhecida a importância das pessoas que prestam cuidados. As terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração ou cognitivo-contextuais, como o mindfulness e a terapia focada na compaixão, são abordagens inovadoras com benefícios reconhecidos mundialmente. Intervenções desta natureza têm-se revelado eficazes na redução do stress e na promoção do bem-estar social e emocional de cuidadores, em diferentes contextos.
Este workshop (com a duração de 4 horas) visa demonstrar e praticar o desenvolvimento de competências adaptativas de regulação emocional, centradas no auto-cuidado, que possam ser alternativas a processos desajustados que geram sofrimento ao cuidador. Tendo como base os modelos baseados em mindfulness e compaixão, pretende-se que os participantes desenvolvam competências breves de gestão emocional e do stress, associados à prestação de cuidados, como se de um 'manual de sobrevivência' se tratasse, perante as adversidades actuais associadas à pandemia.

Notas adicionais

Ao longo do workshop @s participantes deverão fazer-se acompanhar de uma caneta/lápis e caderno.

O curso será realizado online através da plataforma zoom.

Condições de pagamento

Pagamento único.

 

Horário

9h-13h

4 de julho de 2020

Formadores

Ricardo João Teixeira

Psicólogo clínico e da saúde. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental (APTC). Instrutor certificado em MBCT. REACH - Clínica de Saúde Mental (https://reach.com.pt/). Investigador no CINEICC. Doutorado e pós-doutorado em Psicologia.