Pessoas LGBTQIA+ apresentam, em média, níveis de saúde mental significativamente mais baixos quando comparadas com pessoas heterossexuais e cisgénero, ainda que a orientação sexual e a identidade de género não configurem nenhuma forma de psicopatologia ou doença mental. Nesse sentido, é cada vez mais urgente que profissionais de psicologia e outras áreas de intervenção na saúde mental de pessoas LGBTQIA+ incluam a abordagem afirmativa (empiricamente validada) na sua prática clínica.

Apesar de muitos/as profissionais considerarem ter uma postura acolhedora e sem julgamentos, os/as profissionais podem inadvertidamente causar danos por desconhecerem as especificidades das vivências das pessoas LGBTQIA+, assim como as suas necessidades.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a abordagem psicológica com maior evidência comprovada, destacando-se pelo foco nos processos cognitivos, emocionais e interpessoais subjacentes às dificuldades experienciadas por diversas pessoas LGBTQIA+.

Sugestão preferencial para inscrição

Preferencialmente ter conhecimentos TCC.

Obrigatório ter conhecimentos prévios sobre temática LGBTQIA+, nomeadamente os conceitos associados à orientação e características sexuais, identidade e expressão de género.

Objetivos Gerais

  • Compreender e integrar a importância da abordagem afirmativa na TCC

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Reconhecimento da importância das diretrizes internacionais e nacionais, das características de uma psicólogo/a afirmativa e os comportamentos a evitar

Metodologia

Metodologia teórico-prática, debate em grupo e discussão de casos clínicos.

Condições de Pagamento

A inscrição no site será considerada somente como pré-inscrição. Para ter a certeza que a sua pré-inscrição foi submetida com sucesso deverá verificar no seu email se recebeu um email do info@psikontacto.com. No caso de não ter recebido, por favor, contacte-nos através do email: formacao@psikontacto.com

Após a mesma esta só poderá ser validada mediante pagamento.

Só pode inscrever-se neste e noutro workshop do Curso Intervenções Cognitivo-Comportamentais Afirmativas com Pessoas LGBTQIA+

Em circunstâncias de cancelamento do curso, por responsabilidade do Psikontacto, todo o montante pago pelo formando(a) será devolvido através de transferência bancária.

Cancelamento > 15 dias ao início do curso, por parte do formando:
Se o pagamento tiver sido realizado na totalidade, 50% montante do pago pelo formando(a) será devolvido através de transferência bancária. No caso de pagamentos na modalidade faseada em prestações, deverá ser realizado o pagamento em falta até 50% do valor total do curso.

Cancelamento < 15 dias ao início do curso, por parte do formando: não existe direito a devolução do montante pago e o curso deverá ser pago na sua totalidade.

Coordenação do Curso

Daniel Seabra (ele/dele)

Nota curricular: Daniel Seabra é Psicólogo clínico (membro efetivo da OPP), doutorando em Psicologia Clínica pelo Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais (CINEICC) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), formador nas temáticas LGBTQIA+ e especialista em Igualdade de Género . Dá consultas a pessoas LGBTQIA+ e familiares (Projeto Cores Univers@s, Consulta de Diversidade Sexual e Identidade de Género, ambas na FPCEUC) e tem experiência com grupos de minorias sexuais em intervenções baseadas no mindfulness, aceitação e autocompaixão). O seu currículo académico tem-se focado nas questões LGBTQIA+ com foco em variáveis sociais (e.g., discriminação, estigma) e psicológicas (e.g., vergonha).

 

  • Diogo Carreiras (ele/dele)

Nota curricular: Diogo Carreiras é Professor Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga, Psicólogo Clínico (membro efetivo da OPP) e Investigador no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais (CINEICC). Doutorou-se em Psicologia em 2023 pela Universidade de Coimbra, sendo as suas áreas de interesse a psicometria, adolescência, perturbações da personalidade e intervenções cognitivo-comportamentais de terceira geração. Tem colaborado em diversos trabalhos científicos sobre o papel de mecanismos psicológicos na saúde mental de vários grupos e populações específicas, incluindo minorias sexuais e de género. CV completo: https://www.cienciavitae.pt//pt/CB1D-23A0-09E9

 

  • Julieta Azevedo (ela/dela)

Nota curricular: Julieta Azevedo é uma Psicóloga clínica com especialização em Psicologia Clínica e Saúde, doutoranda em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra pelo CINEICC e com Mestrado pela mesma faculdade na área clínica em Intervenções Cognitivo-Comportamentais. Encontra-se neste momento no Reino Unido a trabalhar como Consultora e Analista de benchmarking de programas de DBT em colaboração com a Universidade de Bangor e a British Isles DBT Training. No seu percurso sempre demonstrou interesse nas questões de igualdade de género, temáticas de diversidade sexual e intervenção com minorias, tendo o curso de especialização em Igualdade de Género. É também Técnica de Apoio à Vítima com Formação específica em Violência Doméstica entre pessoas do mesmo sexo, e fez o Curso em Orientação sexual e Identidade de género. Foi cofundadora do Projecto Cores Univers@s do Gabinete de Apoio a Estudantes da FPCEUC, que presta apoio a pessoas LGBTQIA+ e impulsionadora da consulta de Diversidade Sexual e de Identidade de Género do Centro de Prestação de Serviços à Comunidade da mesma faculdade. Tem extensa formação em Terapia Comportamental Dialética e outras terapias contextuais (ACT, CFT, MBCT), tendo aplicado programas de intervenção de grupo em DBT, CFT e baseados em Mindfulness.

 

  • Sérgio A. Carvalho (ele/dele)

Nota curricular: Sérgio A. Carvalho é Psicólogo Clínico, doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra, investigador doutorado integrado do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais (CINEICC), e Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Dedica a sua atividade científica ao estudo dos fatores de risco e proteção de saúde mental em diversos quadros clínicos e populações de interesse, assim como ao desenvolvimento e estudo de eficácia de programas de intervenção psicológica baseados em abordagens contextuais-comportamentais, com especial enfoque na Terapia da Aceitação e Compromisso, e Terapia Focada na Compaixão. É coautor de um capítulo de livro sobre intervenções baseadas no mindfulness e compaixão em minorias sexuais e de género, assim como vários artigos científicos sobre intervenções com minorias sexuais e de género, e/ou processos subjacentes à sua saúde mental. CV completo: https://www.cienciavitae.pt//en/2A19-6691-38FB

Joana  Reis Guiomar

Nota curricular: Atualmente Assistente Hospitalar em Endocrinologia e Nutrição, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Médica Interna de Formação Específica em Endocrinologia e Nutrição, CHUC – 2017-2021. Médica Interna de Formação Geral, Centro Hospitalar de Leiria, EPE – 2016. Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade do Algarve – 2011-2015. Mestrado em Gestão e Economia da Saúde, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra – 2009-2010. Licenciatura em Enfermagem, Escola Superior de Saúde de Santarém – 2001-2005.

Horário

Sábado (09:30-13:00; 14:00-17:30)

Sábado, 20 de abril de 2024 (09:30-13:00; 14:00-17:30)

Formadores

Diogo Carreiras

Psicólogo Clínico, Doutorado em Psicologia Clínica pela FPCE-UC. Investigador no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais (CINEICC)