Atualmente, os adolescentes confrontam-se com múltiplos desafios que têm conduzido a que se fale numa “crise global da saúde mental dos adolescentes”. Um em cada 5 jovens adolescentes desenvolvem problemas de saúde mental e a prevenção assume nesta faixa etária um papel primordial. Desenvolver a resiliência dos jovens, enquanto competência que lhes permite enfrentar os desafios da vida de uma forma mais positiva e aprenderem a ser mais tolerantes e flexíveis, adaptando-se às diferentes circunstâncias, torna-se fundamental para prevenir perturbações na saúde mental ao longo da sua vida e para os ajudar a viver com mais vitalidade, compromisso e entusiasmo. A ansiedade faz parte da vida de todos nós e os adolescentes não são excepção. Ocorre sempre que precisamos de nos adaptar a uma situação nova, que percebemos como exigente. Enquanto psicólogos, olhamos para ela como um "presente" evolucionário que mantém os adolescentes seguros alertando-os para possíveis perigos. É também um importante promotor de crescimento, dependendo se a olharmos como fundamentalmente tóxica; ou como uma oportunidade. Por parte dos adolescentes (e famílias) observamos uma preocupação cada vez maior com a experiência de ansiedade, muito relacionada com o desconforto provocado pelos os sintomas físicos que ela acarreta. No entanto, esta sintomatologia tem duas importantes funções: sinaliza ao adolescente a necessidade de ficar atento (ao que está a acontecer à sua volta); "obriga" os adolescentes a avançarem para lá da sua zona de conforto, crescendo assim mais um bocadinho. De facto, a investigação mostra que as pessoas que conseguem lidar com experiências de vida mais desafiantes, revelam-se mais resilientes quando têm de enfrentar novos desafios. Ajudarmos os adolescentes a desenvolverem ferramentas e estratégias para melhor lidarem com o sofrimento emocional e com os desafios do dia-a-dia, em vez de nos oferecermos para resolver os seus problemas ou procurarmos eliminar as fontes do seu sofrimento emocional é uma das maiores dádivas que lhes podemos oferecer e um caminho novo onde podem DESCOBRIR-SE.

O Programa DESCOBRE-TE é inspirado no programa DNA V, um programa baseado em evidência desenvolvido por Hayes & Ciarrochi. Desenvolve-se ao longo de 8 sessões com duração de 90m (1h30m), em formato presencial.
As sessões serão dinamizadas por duas/três facilitadoras com formação em Psicologia Clínica e larga experiência no trabalho com adolescentes.

objetivos

– Promover a flexibilidade psicológica como estratégia para lidar com os desafios
– Ajudar os jovens a lidar com o stresse e a mudança
– Promover uma visão mais positiva de si próprio, do mundo e do futuro
– Contribuir para a descoberta de Valores

Conteúdos Programáticos

As sessões desenvolvem-se em torno das seguintes temáticas:
– Sessão 1: Apresentação do Programa
– Sessão 2: Descobrir o Observador que existe em cada um de nós
– Sessão 3 e 4: Descobrir o Grilo Falante (o conselheiro que nem sempre é o nosso melhor amigo)
– Sessão 5: O Descobridor que há em nós
– Sessão 6: Valores: O que verdadeiramente (nos) importa
– Sessão 7: Como me vejo?
– Sessão 8: Promover o bem-estar nas diferentes áreas da (minha) vida

Metodologia

Serão utilizadas metodologias ativas, experienciais e dinâmicas como debates em pequeno e grande grupo, jogos, role-plays, chuvas de ideias, visionamento de vídeos e realização de pequenas reflexões escritas.

8 sessões de 1h30

18.30h às 20h – quintas-feira

Este grupo será realizado em formato PRESENCIAL nas instalações do Psikontacto, em Coimbra.

Inscrições e condições de pagamento

A inscrição no site será considerada somente como pré-inscrição.

Após a mesma esta só poderá ser validada mediante pagamento.

O pagamento pode ser realizado na sua totalidade ou faseado em duas prestações (maio e junho) ou 3 prestações (abril, maio e junho), salvaguardando que o valor total do curso esteja regularizado até à ultima sessão.

Em circunstâncias de cancelamento do curso, por responsabilidade do Psikontacto, todo o montante pago(a) pelo formando(a) será devolvido através de transferência bancária.

Cancelamento > 15 dias ao início do curso, por parte do formando: Se o pagamento tiver sido realizado na totalidade, 50% montante do pago pelo formando(a) será devolvido através de transferência bancária. No caso de pagamentos na modalidade faseada em prestações, deverá ser realizado o pagamento em falta até 50% do valor total do curso.

Cancelamento < 15 dias ao início do curso, por parte do formando: não existe direito a devolução do montante pago e o curso deverá ser pago na sua totalidade.

Horário

quintas - feiras, das 18h30 às 20h

11/05
18/05
25/05
1/06
8/06 - data a antecipar
15/06
22/06
06/07

Formadores

Alexandra Fernandes

Psicóloga

Catarina Marcos

Psicóloga

Tatiana Carvalho Homem

Psicóloga Clínica. Doutorada em Psicologia Clinica. Especialista em Intervenções com Pais.